Como líder e responsável pelo destino da loja, é o gerente quem dá o direcionamento que o ponto de venda deve seguir. E toda equipe acaba seguindo o tom que o gerente dá ao seu trabalho.

  • Quando a ênfase for na arrumação, todos se empenharão para que a loja esteja sempre bem arrumada.
  • Se o foco for no abastecimento, teremos então uma loja com pouquíssimas faltas, exatamente dentro das preferências do consumidor.
  • Quando o gerente der maior atenção à venda e ao atendimento, os colaboradores se empenharão também em vender cada vez mais e conquistar novos clientes.
  • Havendo orientação e cobrança para que haja organização, limpeza, eliminação de desperdícios e preservação do patrimônio da empresa, os funcionários responderão a esse direcionamento do seu líder.

A ligação do gerente com o seu time é tão séria que pode alterar o humor e o comportamento das pessoas, senão vejamos:

Situação Resultado
Gerente triste e desmotivado Equipe triste e indiferente aos resultados
Gerente alegre e animado Equipe mais alegre e animada ainda
Gerente que cobra da matriz, melhorar os estoques evitando falta de mercadorias e necessidades da loja A equipe vai se sentir segura e protegida
Gerente que ensina, cobra e orienta A equipe reage positivamente, aprendendo e repassando para seus colegas
Gerente problema Equipe problema
Gerente solução Equipe preventiva e proativa

Como o varejo vive em constantes mudanças e repensando conceitos operacionais, cabe aqui algumas perguntas importantes:

  • Qual é o direcionamento que você vem dando ao seu trabalho como gerente de loja?
  • Você costuma tomar a frente e resolver os problemas que surgem, ou prefere reclamar da situação e arranjar culpados?

Analisando o seu próprio desempenho, em que tipo de gerente você se enquadra?

  • Cuidador de loja, aquele que se limita a manter as coisas sempre no mesmo padrão?
  • Ou Gerente líder, aquele que altera a situação atual, rompe barreiras e vence grandes desafios?

Quando acontece qualquer coisa na loja, os clientes não perguntam logo “Quem é o Gerente aqui…?”

Faça o mesmo, pergunte ao Gerente, ou seja, a você mesmo!

A bem da sua eficácia gerencial procure não apenas responder aos questionamentos acima, mas tente trabalhar as possíveis deficiências existentes, iniciando um longo processo de treinamento diante do espelho.

A Queiróz Consultoria está à disposição para ajudá-lo, independentemente do porte ou ramo da sua empresa.  Não hesite em nos consultar..

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