Como líder e responsável pelo destino da loja, é o gerente quem dá o direcionamento que o ponto de venda deve seguir. E toda equipe acaba seguindo o tom que o gerente dá ao seu trabalho.
- Quando a ênfase for na arrumação, todos se empenharão para que a loja esteja sempre bem arrumada.
- Se o foco for no abastecimento, teremos então uma loja com pouquíssimas faltas, exatamente dentro das preferências do consumidor.
- Quando o gerente der maior atenção à venda e ao atendimento, os colaboradores se empenharão também em vender cada vez mais e conquistar novos clientes.
- Havendo orientação e cobrança para que haja organização, limpeza, eliminação de desperdícios e preservação do patrimônio da empresa, os funcionários responderão a esse direcionamento do seu líder.
A ligação do gerente com o seu time é tão séria que pode alterar o humor e o comportamento das pessoas, senão vejamos:
Situação | Resultado |
Gerente triste e desmotivado | Equipe triste e indiferente aos resultados |
Gerente alegre e animado | Equipe mais alegre e animada ainda |
Gerente que cobra da matriz, melhorar os estoques evitando falta de mercadorias e necessidades da loja | A equipe vai se sentir segura e protegida |
Gerente que ensina, cobra e orienta | A equipe reage positivamente, aprendendo e repassando para seus colegas |
Gerente problema | Equipe problema |
Gerente solução | Equipe preventiva e proativa |
Como o varejo vive em constantes mudanças e repensando conceitos operacionais, cabe aqui algumas perguntas importantes:
- Qual é o direcionamento que você vem dando ao seu trabalho como gerente de loja?
- Você costuma tomar a frente e resolver os problemas que surgem, ou prefere reclamar da situação e arranjar culpados?
Analisando o seu próprio desempenho, em que tipo de gerente você se enquadra?
- Cuidador de loja, aquele que se limita a manter as coisas sempre no mesmo padrão?
- Ou Gerente líder, aquele que altera a situação atual, rompe barreiras e vence grandes desafios?
Quando acontece qualquer coisa na loja, os clientes não perguntam logo “Quem é o Gerente aqui…?”
Faça o mesmo, pergunte ao Gerente, ou seja, a você mesmo!
A bem da sua eficácia gerencial procure não apenas responder aos questionamentos acima, mas tente trabalhar as possíveis deficiências existentes, iniciando um longo processo de treinamento diante do espelho.
A Queiróz Consultoria está à disposição para ajudá-lo, independentemente do porte ou ramo da sua empresa. Não hesite em nos consultar..