Hoje se fala em nova era, a era da informação, do conhecimento científico, das novas tecnologias, da globalização, o que faz com que as empresas sintam cada vez mais necessidade de procurar mecanismos mais eficazes para enfrentarem o grande mercado competitivo
Os índices de liquidez. Tem como principal finalidade, avaliar a capacidade financeira que a empresa possui para satisfazer compromissos de pagamentos dos seus compromissos com terceiros.
Quanto maiores tais índices, melhor. O ideal é que o resultado seja igual ou maior que 1.
Essa liquidez vai decorrer de uma série de fatores como:
- A capacidade que a empresa apresenta para ser lucrativa,
- A maneira como seu ciclo financeiro é administrador e
- As decisões estratégicas tomadas em relação aos financiamentos e investimentos feitos na mesma.
Vale a pena ressaltar a importância do ciclo financeiro, pois, quanto maior ele for, maiores serão os índices de liquidez exigidos para que a empresa tenha boa capacidade de pagamento.
Os índices de liquidez mais usados são:
- Índice de Liquidez Geral
- Índice de Liquidez Corrente
- Índice de Liquidez Seca e
- Índice de Liquidez Imediata
Todos eles, comparam bens e direitos com as obrigações da empresa, medindo assim quanto a empresa possui para unidade monetária que ela deve.
Com um time de profissionais especializados e constantemente treinado, a Queiróz Consultoria está preparada para analisar e implantar as rotinas necessárias para a apuração dos índices de liquidez, e ajudar a transformar a sua empresa em negócio de sucesso.
Fale com os especialistas da Queiróz Consultoria e saiba mais.