Toda empresa com gestão profissional, que preza por um futuro promissor e que busca consistência na sua administração precisa fazer Planejamento Estratégico.

O primeiro erro que muitos empresários e gestores cometem é achar que é algo somente para grandes empresas. Nada disso! Planejamento Estratégico é para qualquer tamanho de empresa, até mesmo as “Eupresa” (onde só exista uma pessoa).

O segundo erro é pré-julgar que o planejamento estratégico é algo burocrático, pesado, chato ou formal demais. Existem muitas metodologias para a construção do seu planejamento estratégico. Basta pesquisar aquela que melhor vai se encaixar no seu perfil.

Um outro ponto relevante são os itens “obrigatórios” no seu planejamento estratégico. Vou listar abaixo quais são esses itens, qual a razão deles existirem e como buscar essas informações:

Passos para o seu Planejamento Estratégico

1 – Propósitos do Negócio
Visão, Missão e Pontos de Cultura devem ser claros, conhecidos e seguidos por todos. Ter os propósitos declarados não é formalidade de consultoria, é sim o Norte a ser seguido. Mas acredita que tem muito empresário que não faz ideia sobre quais são seus reais propósitos com o negócio? Se você ainda não tem, ou se os seus não te inspiram mais, é hora de revisar. Convide a equipe para este exercício e surpreenda-se sobre o que eles veem sobre o futuro da sua empresa.

2- Análise de Cenários
SWOT ou FOFA ou qualquer outro nome. É importantíssimo uma análise dos cenários internos (aqueles que você tem controle). Nele você deve pontuar suas principais forças e fraquezas (estrutura, localização, capacidade da equipe, produtos/serviços diferenciados, processo de entrega, capital de giro…). Outro cenário a ser analisado é o externo (aquele que você não pode controlar). Neste cenário elencamos o que pode ser Oportunidade ou Ameaça (dólar, clima, vincular-se a um parceiro, reformas em leis governamentais…).

3- Metas
Suas metas podem ser para 3 meses, 6 meses e 12 meses. Elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis (porém desafiadora), devem ter grande relevância e tempo determinado de maneira clara. Você e sua equipe podem estabelecer metas de: crescimento, faturamento, tempo de entrega/produção, número de clientes atendidos, taxa/tempo de retenção de clientes, ticket médio, volume de compras, faturamento por funcionário, gastos com manutenção de equipamentos, tempo de treinamento da equipe… enfim, há bastante oportunidade de metas. Porém, a principal de todas, e que muitos ignoram: Meta de Lucro!

4- Plano de Ação
Depois que você estabeleceu suas metas, crie seus planos de ação. Neste deve conter quem é o responsável (aquele que será o capitão da meta), quando esta será desenvolvida e/ou até quando ela será válida. Na parte do “como fazer”, descreva especificamente os caminhos e estratégias que levarão a atingi-la (se necessário desenhe, pois podem haver mudanças na caminhada, mas não no propósito). Por último estabeleça os marcos ao longo dessa meta que medirão se ela está no caminho de acontecer ou precisa de correção de rota.

5- Bonificação
É muito bacana quando um planejamento estratégico acontece de maneira satisfatória. O ideal é 100%, mas qual seria o percentual atingido que te satisfaria? Se atingir esse percentual, programe uma bonificação para os envolvidos. Qualquer gesto é grandioso nesse momento. Necessariamente não é dinheiro. Use a criatividade e engaje a todos para que usufruam de tudo isso.

ATENÇÃO PARA O PROBLEMA COMUM!!!

Um alerta que faço, depois de trabalhar com mais de 500 empresas em quase 10 anos, que acontece sempre é: Acredite que sua empresa também precisa! 

Vejo muitos potenciais empresários, de pequenas e médias empresas, que não fazem por entender que isto não é para eles e sua empresa.

Saber que tem que fazer não resolve. Saber e fazer, mas não dar continuidade é pior ainda. Você precisa fazer e seguir!

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