Toda empresa com
gestão profissional, que preza por um futuro promissor e que busca consistência
na sua administração precisa fazer Planejamento Estratégico.
O primeiro erro que muitos empresários e gestores cometem é achar que é algo
somente para grandes empresas. Nada disso! Planejamento Estratégico é para
qualquer tamanho de empresa, até mesmo as “Eupresa” (onde só exista uma pessoa).
O segundo erro é pré-julgar que o planejamento estratégico é algo burocrático,
pesado, chato ou formal demais. Existem muitas metodologias para a construção
do seu planejamento estratégico. Basta pesquisar aquela que melhor vai se
encaixar no seu perfil.
Um outro ponto relevante são os itens “obrigatórios” no seu planejamento
estratégico. Vou listar abaixo quais são esses itens, qual a razão deles
existirem e como buscar essas informações:
Passos
para o seu Planejamento Estratégico…
1 – Propósitos do Negócio
Visão, Missão e Pontos de Cultura
devem ser claros, conhecidos e seguidos por todos. Ter os propósitos declarados
não é formalidade de consultoria, é sim o Norte a ser seguido. Mas acredita que
tem muito empresário que não faz ideia sobre quais são seus reais propósitos
com o negócio? Se você ainda não tem, ou se os seus não te inspiram mais, é
hora de revisar. Convide a equipe para este exercício e surpreenda-se sobre o
que eles veem sobre o futuro da sua empresa.
2- Análise de Cenários
SWOT ou FOFA ou qualquer outro
nome. É importantíssimo uma análise dos cenários internos (aqueles que você tem
controle). Nele você deve pontuar suas principais forças e fraquezas
(estrutura, localização, capacidade da equipe, produtos/serviços diferenciados,
processo de entrega, capital de giro…). Outro cenário a ser analisado é o
externo (aquele que você não pode controlar). Neste cenário elencamos o que
pode ser Oportunidade ou Ameaça (dólar, clima, vincular-se a um parceiro,
reformas em leis governamentais…).
3- Metas
Suas metas podem ser para 3 meses, 6 meses e 12 meses. Elas devem ser
específicas, mensuráveis, alcançáveis (porém desafiadora), devem ter grande
relevância e tempo determinado de maneira clara. Você e sua equipe podem
estabelecer metas de: crescimento, faturamento, tempo de entrega/produção,
número de clientes atendidos, taxa/tempo de retenção de clientes, ticket médio,
volume de compras, faturamento por funcionário, gastos com manutenção de equipamentos,
tempo de treinamento da equipe… enfim, há bastante oportunidade de metas.
Porém, a principal de todas, e que muitos ignoram: Meta de Lucro!
4- Plano de Ação
Depois que você estabeleceu suas
metas, crie seus planos de ação. Neste deve conter quem é o responsável (aquele
que será o capitão da meta), quando esta será desenvolvida e/ou até quando ela
será válida. Na parte do “como fazer”, descreva especificamente os caminhos e
estratégias que levarão a atingi-la (se necessário desenhe, pois podem haver
mudanças na caminhada, mas não no propósito). Por último estabeleça os marcos
ao longo dessa meta que medirão se ela está no caminho de acontecer ou precisa
de correção de rota.
5- Bonificação
É muito bacana quando um
planejamento estratégico acontece de maneira satisfatória. O ideal é 100%, mas
qual seria o percentual atingido que te satisfaria? Se atingir esse percentual,
programe uma bonificação para os envolvidos. Qualquer gesto é grandioso nesse
momento. Necessariamente não é dinheiro. Use a criatividade e engaje a todos
para que usufruam de tudo isso.
ATENÇÃO
PARA O PROBLEMA COMUM!!!
Um alerta que faço, depois de trabalhar com mais de 500 empresas em quase 10
anos, que acontece sempre é: Acredite
que sua empresa também precisa!
Vejo muitos potenciais empresários, de pequenas e médias empresas, que não fazem por entender que isto não é para eles e sua empresa.
Saber que tem que fazer não resolve. Saber e fazer, mas não dar continuidade é pior ainda. Você precisa fazer e seguir!