É incrível como o trabalho, na maioria dos casos, nos transforma em VERDADEIROS BOMBEIROS, já que nos dedicamos a “APAGAR INCÊNDIOS” desde o começo do dia até o último minuto que estamos em nosso local de trabalho.
Isto reflete claramente que o seu dia de trabalho não foi planejado, e assim muitas destas atividades, não geraram os valores esperados.
O dia-a-dia nos ensina que APAGAR INCÊNDIOS, na maioria das vezes, nos desvia do foco da nossa atividade, e acabamos trabalhando em tarefas que nada vão agregar ao resultado da empresa.
Abaixo, deixamos uma série de perguntas que todo executivo que, deve tratar diariamente para saber se o seu negócio está bem encaminhado ou poderia estar no abismo sem saber:
- Conheço as estratégias do meu concorrente?
- Conheço detalhadamente o Balanço Patrimonial?
- Em qual situação se encontra o meu Fluxo de Caixa?
- Conhecemos nosso Demonstrativo de Resultados do Negócio?
- Necessitamos aumentar o número de clientes?
- Qual é a atual Taxa de Conversão?
- Qual é o ticket médio?
- Com qual frequência compram os atuais clientes?
- As despesas de RH estão de acordo com as necessidades atuais do mercado?
- Qual percentual o aluguel representa em relação ao nível de vendas? Esse percentual é adequado para um mercado tão competitivo?
- Layout com o qual trabalhamos atualmente é adequado?
- Conhecemos bem nossos clientes?
- Sabemos porque temos a preferência de compras dos nossos clientes?
- Fazemos estudos sobre nossos estoques? Quantos dias de estoque nós temos atualmente? Qual é o padrão do nossa ramo?
- Sabemos os níveis de lacuna que temos em cada ponto de venda?
O dia a dia muitas vezes se torna o nosso pior inimigo, porque a rotina de resolver problemas que “PARECEM URGENTES” acaba tirando o foco dos aspectos que são realmente essenciais em nossos negócios.
Das perguntas acima, você sabia a resposta de cada uma delas? Se sim, merece os nossos parabéns, porque você pertence a uma minoria de executivos que se concentram na essência do negócio.
Se você não conhece nenhuma questão colocada neste artigo, preocupe-se porque eles são aspectos essenciais que você deve saber como lidar.
Com a experiência de 20 anos a QUEIROZ CONSULTORIA pode ajudar no direcionamento das suas decisões, assessorar suas escolhas e potencializar seu conhecimento.