A nossa legislação exige que a contabilidade seja realizada por completo em todas as empresas, seja ela micro, pequena ou grande empresa.
A área contábil é uma das mais críticas, visto que é ali que se encontram todos os registros da vida de uma empresa. As oscilações do dia-a-dia, as operações, os resultados sistematicamente registrados e analisados, demostram o desempenho, os pontos fortes e fracos de uma organização.
A contabilidade não pode ser vista apenas com uma obrigação para atender o fisco, porque é ela que cuida da saúde do negócio, ou seja, ela mostra o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo. Assim a empresa pode remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes.
A contabilidade evita também problemas de relacionamento que podem colocar em risco não somente a imagem e reputação da empresa e seus sócios, mas também sua operação no futuro.
Ela serve principalmente para o controle do patrimônio e, sendo bem-feita, é melhor aliada do empresário e do administrador, assegurando com eficiência qual a melhor decisão para a sua empresa.
Além da obrigação legal, apresentamos algumas razões que justificam a necessidade da sua empresa ter a contabilidade completa:
- Ter maior controle financeiro e econômico.
- Comprovar em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil.
- Contestar reclamatórias trabalhistas quando as provas a serem apresentadas dependam de perícia contábil.
- Imprescindível no requerimento de recuperação judicial (Lei 11.101/2005).
- Evitar que sejam consideradas fraudulentas as próprias falências, sujeitando os sócios ou titulares ás penalidades da Lei que rege a matéria.
- Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados.
- Facilitar o acesso ás linhas de crédito.
- Distribuição de lucros como alternativa de diminuição de carga tributária.
- Provar aos sócios que se retiram da sociedade a verdadeira situação patrimonial, para fins de apuração de haveres ou venda de participação.
- Provar, em juízo, a situação patrimonial na hipótese de questões que possam existir entre herdeiros e sucessores de sócio falecido.
A Queiroz consultoria contando com um time de profissionais jovens, comprometido e qualificado, está apta a ajudar a sua empresa ou entidade realizando não só a escrituração contábil completa, mas, principalmente dando-lhe todas as condições para a perfeita administração dos seus negócios.