Delegar não é mandar e nem transferir responsabilidade para outra pessoa. Delegar significa interagir com a equipe de trabalho para que todos se esforcem e alcancem as metas, aumentando a produtividade e a eficiência. Todos se sentem corresponsáveis e ficam mais dispostas a alcançar bons resultados.

É comum nas pequenas empresas, uma única pessoa acumular quase todas das responsabilidades. Isto acontece porque não há divisão das tarefas e causa a redução da produtividade da empresa. Por isto é importante delegar as tarefas. Um plano de ação ajuda muito, evitando falhas na estratégia

Delegar tarefas, é uma decisão que todo o dia o líder precisa tomar para distribuir melhor as ações estratégicas da empresa. Agindo assim vai amenizar os riscos e manterá seus colaboradores atentos às rotinas da empresa.

Com a delegação de tarefas, haverá interação permanente entre os colaboradores, com troca de informações e ajuda mutua no desempenho de suas atividades.

Delegar não é mandar e nem transferir responsabilidade para outra pessoa. Delegar significa interagir com a equipe de trabalho para que todos se esforcem e alcancem as metas, aumentado a produtividade e a eficiência. Todos se sentem corresponsáveis e ficam mais dispostas a alcançar bons resultados.

Um método interessante que pode ser utilizado para facilitar a delegação de tarefas consiste em 7 perguntas básicas:

  1. O quê? É a tarefa em si. 
  2. Por quê? Identifica a vantagem que será obtida ao realizar a tarefa.
  3. Como? Aqui estará descrita a ação que, provavelmente, irá concluir o objetivo da tarefa.
  4. Quem? Quem irá realizar a tarefa. Se o objeto do plano de ação for muito abrangente e contar com mais de um responsável pela realização, coloque o setor que irá realizá-lo. Se a tarefa for menor, indique o funcionário que irá realizá-la.
  5. Quando? É o prazo para realização das ações. Pode ser dividido entre início e fim para medir a eficiência e a velocidade da solução aplicada.
  6. Onde? Indica o local que será realizada a tarefa.
  7. Quanto? Trata-se de orçar qual será o custo das ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *